Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
12h40

Via Metropolitana: Estudantes de Lauro de Freitas participam de palestra sobre estudo arqueológico da região

Compartilhe
Tamanho do Texto

Professores, funcionários e mais de 80 alunos da Escola Municipal do Quingoma, em Lauro de Freitas, vão participar de duas palestras sobre arqueologia, na tarde desta quarta-feira, 13 de setembro. As apresentações serão realizadas entre 14h e 16h e fazem parte de uma condicionante do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Há cerca de 100 metros da região onde está sendo construída a futura Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, foi encontrada uma edificação, supostamente do século XIX, cuja confirmação ainda depende de uma avaliação técnica do IPHAN. O estudo arqueológico é uma parceria da Concessionária Bahia Norte em parceria com o Instituto Habilis.

Um estudo arqueológico similar também foi realizado na BA-093, em um trecho de 14km, no município de Simões Filho. Extração de piaçava, preparo de azeite de dendê, catação de folhas, três sítios arqueológicos e 24 terreiros de candomblé foram algumas das características presentes na região. Este projeto atendeu a uma solicitação realizada em 2014 pelo Iphan, para a realização de uma prospecção arqueológica da rodovia, fase que antecedeu a duplicação do trecho em questão. Vale lembrar que todo o material recolhido – 865 artefatos estão preservados na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Cachoeira.

Livro

O estudo arqueológico resultou no livro “Patrimônio Cultural de Camaçari e Simões Filho: Resultados da BA-093”. Escrito por Carlos Costa, Fabiana Comerlato, Jeanne Dias e Leandro Peixoto, a obra apresenta 80 páginas com o mapeamento cultural de dois municípios baianos que retratam parte da história do estado e do Brasil. A descrição dos bens encontrados, a importância da preservação do patrimônio e o conceito de arqueologia estão entre os temas abordados, além de propostas de oficinas para professores realizar com alunos.

Via Metropolitana: Estudantes de Lauro de Freitas participam de palestra sobre estudo arqueológico da região
Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital