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11h15

Pilotar uma moto na estrada é bem diferente de conduzir pelas vias urbanas

Existem vários cuidados que o motociclista deve ficar atento ao pegar uma rodovia e a precaução começa antes mesmo de tirar o veículo de casa

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Pilotar uma moto na estrada é bem diferente de conduzir pelas vias urbanas

Mesmo sendo as rodovias um ambiente muito mais desafiador para o motociclista, que vai enfrentar um tráfego de maior velocidade e com a presença de carretas e caminhões, alguns cuidados valem para qualquer tipo de estrada, lembra o gerente de Operação Viária da Monte Rodovias, Rômulo Cordeiro. 

“O piloto deve sempre usar um equipamento adequado para se proteger do clima, evitando shorts, camisetas e sandálias”, diz Cordeiro, enfatizando ainda que o autoconhecimento é fundamental, pois sabendo de suas habilidades é possível evitar as manobras arriscadas. 

Prestar atenção na previsão do tempo para não pilotar na chuva, pilotar defensivamente, utilizando sempre o farol acesso e sinalizar as mudanças de faixas são também outras regras universais para quem gosta de andar de moto.  

Além de pegar as dicas de segurança com o Rômulo Cordeiro, também  fomos conversar com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com os agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRv). A ideia é repassar as melhores informações de pilotagem segura. Vamos lá!

O policial rodoviário Davi Fernandes alerta que é preciso manter a revisão do veículo sempre em dia e isso inclui checagem da parte elétrica, como fusíveis, piscas e farol.  

"Fique ligado se a banda de rodagem  está gasta com os sulcos muito rasos. Isso significa que o pneu está careca e precisa ser substitituído", diz o policial, lembrando que é preciso, também, verificar a parte mecânica da motocicleta e o nível de combustível.

"Faça ainda uma boa vistoria nos cabos de acelerador, embreagem e freio, que não podem estar duros ou rangendo", diz o oficial.

Para se ter uma ideia, os problemas mecânicos são a principal causa de atendimento do serviço ao usuário da Concessionária Rota do Atlântico. Um problema que aumentou mais de 30% na comparação de 2020 com 2021, quando 253 motos pararam no meio da viagem por causa de pane no motor. 

A falta de combustível também é um problema recorrente, apesar de acontecer bem menos, foram 40 motocicletas que ficaram sem gasolina em 2021, um aumento de quase 18% em relação ao ano anterior. 

Para quem enfrentar esses tipos de problemas numa das pistas concessionadas da Monte Rodovias a preocupação é menor, já que todos os usuários têm à disposição o Serviço de Auxílio ao Usuário  (SAU). Quando não há jeito, os guinchos da companhia são acionados para levar o veículo defeituoso. Em 2021 eles realizaram 489 guinchamentos, um aumento de 14% em relação a 2020. 

O policial Fernandes destaca ainda que, em caso de a moto possuir suspensão ajustável, é necessário verificar qual a recomendação do fabricante para o ajuste ideal de acordo com a quantidade de carga e passageiro transportados. 

O uso do capacete é obrigatório, claro!

A PRF está disponível pelo telefone 191. 

Ponto cego

São recorrentes os sinistros de trânsito envolvendo motocicletas em rodovias por causa do chamado ponto cego. Qual motorista nunca tomou um susto com um veículo que passa ao seu lado sem que o retrovisor tenha mostrado tudo o que está ao redor do seu carro? “Para evitar problemas, procure ajustar os retrovisores para visualizar o máximo da área externa e o mínimo do seu veículo.Também tenha muito cuidado ao mudar de faixa, para não colidir em outros automóveis ou ciclistas”, diz o policial Cristiano Mendonça, assessor de Comunicação da PRF em Pernambuco.

Por isso, lembra o policial, a melhor opção para o motociclista é manter distância do veículo da frente, pois mesmo que ele tenha o retrovisor do carro à frente em seu campo de visão, isso não garante que o motorista está enxergando a moto, pois o espelho poderá estar ajustado de forma errada.

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