Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
11h00

Janeiro Branco: Bahia Norte investe na saúde e apoio psicológico dos seus profissionais

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Janeiro Branco: Bahia Norte investe na saúde e apoio psicológico dos seus profissionais

Reconhecida pela excelência em administrar as rodovias do Sistema BA-093, a Bahia Norte faz da atenção ao bem-estar emocional dos trabalhadores, uma das vias principais para alcançar as metas de resultados. Em julho de 2020, a Concessionária lançou um programa gratuito de assistência aos colaboradores e suas famílias nas áreas financeira, psicológica, social e jurídica, com o intuito de fortalecer os laços de confiança e engajamento entre a empresa e seus integrantes. 

 

A iniciativa – viabilizada a partir de uma parceria – foi uma forma de garantir, aos trabalhadores que estão presentes dia e noite nas estradas, acompanhamento psicológico disponível 24 horas, por telefone, em um momento de desafio para todos. A assistência inclui casos de estresse, situações traumáticas, depressão, ansiedade e questões familiares. 

 

Completando 5 meses, em janeiro – mês da campanha nacional de conscientização sobre a importância do cuidado em saúde mental – o Programa Bem-Estar Bahia Norte continua, e reforça não apenas a relevância do investimento em suporte emocional, na pandemia, mas o papel fundamental das organizações nesse contexto.  

 

“Até um tempo atras, saúde mental era um tema tabu. As pessoas tinham medo de falar sobre isso, principalmente no ambiente organizacional. Cada vez mais, percebemos que o ser humano é um ser integral, que precisa estar bem, como um todo, fisicamente e emocionalmente, para que possa ser, de fato, um profissional engajado, produtivo, realizado profissionalmente e feliz. Entendemos que, para a pessoa estar bem para trabalhar, ela precisa também estar bem emocionalmente. E nesse momento de pandemia sabemos que a insegurança e a ansiedade em relação ao futuro ficou ainda mais destacada. Preocupações não só com a doença em si, mas também com a perda de familiares e até mesmo receio de perder o emprego fez parte dos anseios de grande parte da população. O cenário incerto acaba mexendo com o emocional das pessoas. E a gente entende que não apenas neste momento, mas principalmente agora, é importante estar atento à promoção da saúde mental”, destaca a gestora de Pessoas e Organização da Bahia Norte, Loreley Arietta. 

 

Compromisso com os integrantes para enfrentar os desafios da pandemia 

A manutenção da qualidade dos serviços e o compromisso com a saúde mental dos profissionais, entretanto, não estão restritos ao investimento do programa contra o adoecimento psíquico, na concessionária. Segundo a gestora de pessoas e organização da empresa, apesar da instabilidade provocada pela pandemia e da retração de alguns setores, acompanhada pelo aumento dos índices de desemprego, a nível nacional, a Bahia Norte assumiu a postura de não demitir. “Conseguimos manter a nossa mão de obra, aumentando o quadro em algumas áreas, inclusive.”, explica Loreley Arietta. 

 

Debate sobre saúde mental no ambiente corporativo 

Apesar dos índices crescentes de depressão e de dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), que colocam o Brasil como o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, uma pesquisa da Vittude, em parceria com a Opinion Box, revela que quase metade das empresas brasileiras não adotaram atividades voltadas à saúde mental dos seus funcionários, durante o ano de 2020.

 

Estudos evidenciam, entretanto, que o investimento das organizações em promoção ao bem estar emocional gera reflexos na produtividade das equipes. De acordo com a London School of Economics and Political Sciences, empresas brasileiras chegam a perder mais de R$ 200 bilhões, anualmente, em função do adoecimento psicológico. 

No caso específico da Bahia Norte, a gestora de Pessoas e Organização acredita que o Programa Bem-Estar CBN tem se tornado um pilar essencial para suporte aos profissionais da concessionária, que atendem a mais de 60 mil veículos, todos os dias, pelo sistema. “Cuidar das pessoas, de sua saúde e segurança, será sempre nossa maior prioridade.”, afirma Loreley Arietta.

Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
2017 - 2021. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital