Ao ver um acidente em uma rodovia, já imaginou o trabalho feito pelos médicos que atendem às vítimas? Seja por empatia ou missão, os profissionais lutam contra o tempo para salvar a vida dos pacientes. Nas rodovias que compõem o Sistema BA-093, administrada pela Concessionária Bahia Norte, não é diferente.
Com 65 anos, e trabalhando na BA-093 há 11, o médico Sanderval Portela Farias conta que, apesar das dificuldades intrínsecas na função, se sente realizado. “Quando entregamos o paciente no hospital, e ele chega em condições de sobreviver, isso é muito importante para nós. É questão de responsabilidade”.
O trabalho que ele exerce é de equipe e precisa de velocidade. Sempre que um acidente ocorre, o Centro de Controle Operacional é avisado e, imediatamente, duas ambulâncias são acionadas. Em uma delas está o resgatista (responsável, entre outras coisas, por tirar a vítima do veículo e fazer a imobilização). O outro veículo é a UTI Móvel. Nele vai o médico de plantão, um enfermeiro, além do motorista.