“Quando precisar, pegue um. Quando puder, deixe outro”. Esse foi o lema adotado por Eline Rocha, operadora de pedágio da Concessionária Bahia Norte, para unir ainda mais as mulheres da empresa. Ao disponibilizar mensagens de empoderamento e uma caixa com produtos de higiene no banheiro feminino, Eline deu início a uma atitude que inspirou o novo projeto interno da Bahia Norte: “Palavrinas: Palavra das Minas”.
O “Palavrinas” consiste em uma rede de apoio mútuo entre as mulheres da Concessionária, que representam 67% do corpo efetivo da empresa. A ideia é disponibilizar lousas brancas para a escrita de frases motivacionais e uma caixa para colocar produtos higiênicos no banheiro feminino de forma colaborativa.
Implantado nas seis praças de pedágio e na sede da Concessionária, o projeto visa estimular os colaboradores a propor novas ações, incentivando a criatividade no ambiente corporativo.
A inspiração
Essa atitude positiva não surgiu do acaso: Eline sempre esteve antenada em assuntos de cunho social e feminista. Por isso, sua irmã, Elaine Rocha, ao retornar da faculdade, compartilhou com ela a nova descoberta. “Minha irmã, Elaine, veio me contar que aconteceu algo na faculdade que chamou a atenção dela. Ela encontrou frases de efeito estampadas no banheiro para enaltecer as mulheres, junto a uma caixinha com absorventes e desodorantes disponibilizados gratuitamente”.
Quando Eline percebeu a força que essa simples atitude poderia ter, fez questão de trazer para a Concessionária Bahia Norte. Ela espalhou diversas frases empoderadoras pelo banheiro, além de disponibilizar uma caixa com produtos essenciais para as mulheres. “Eu decidi fazer isso no meu trabalho. Decidi passar para as minhas colegas a ideia de colaborar, que elas poderiam manter aquilo, ajudar a repor, para sermos ainda maiores e unidas”.
A reação das suas colegas não poderia ser outra. Imediatamente abraçaram a atitude e decidiram colaborar para a sua perpetuação, repondo os produtos à medida que iam sendo utilizados. “A sociedade nos coloca muitas vezes como rivais, quando nós mulheres precisamos nos unir e nos fortalecer”, argumenta.
Criando forma
Para Eline, o projeto Palavrinas é uma forma de estimular a sororidade feminina (união e aliança entre mulheres) no ambiente corporativo. “Eu fico feliz, porque isso não partiu de mim e sim das mulheres da universidade da minha irmã, e ela compartilhou comigo. Pude me inspirar e dar sequencia a essa atitude em outro espaço. E agora, com a empresa abraçando o projeto, sei que vai impactar ainda mais os colaboradores”, ressalta.