Durante os meses de setembro e outubro, a Bahia Norte realiza ensaios de Retrorrefletividade em todo o ‘Sistema BA-093’. O ensaio analisa a quantidade de luz que retorna quando o farol do veículo incide sob a superfície das placas (vertical) e faixas (horizontal). É realizado semestralmente pela concessionária, o que assegura os padrões contidos nas normas vigentes.
Segundo Rodrigo Pedral, coordenador de engenharia da CBN, esse serviço é de suma importância para quem trafega na via. “Todos esses ensaios são copilados no banco de dados da concessionária e analisados pela equipe técnica.” De acordo com o engenheiro, essas informações ajudam a Bahia Norte na programação das atividades como: lavagem das placas e da sinalização horizontal, substituição de sinais fora dos padrões e revitalização da sinalização existente.
"Essas ações visam manter a cor, legibilidade e retrorrefletividade, que se perdem por conta da corrosão causada por fumaça de escapamento, poluição e desgaste causado pelos pneus dos veículos", ressaltou.