Conscientizar os moradores da região quanto ao descarte correto do lixo e entulho doméstico, além de mudar o cenário do espaço com o plantio de mudas de espécies nativas da região. Esse é o objetivo do projeto Mude que a cidade muda, iniciativa conjunta entre comunidade, poder público e empresas privadas, que acontece neste sábado, 01 de setembro, a partir das 9h, no km 13 da CIA-Aeroporto (BA-526). A atividade transformará dois pontos de descarte irregular de lixo, que ficam próximos as entradas das comunidades de Nova Esperança e Jardim Campo Verde, em jardins.
Um caminhão da empresa de limpeza urbana de Salvador também vai passar pelas ruas das comunidades envolvidas coletando resíduos de grande porte, a exemplo de móveis velhos, geladeiras, colchões e eletrodomésticos quebrados, por exemplo. Além disso, uma blitz será executada pelos funcionários da Concessionária Bahia Norte, da Battre e voluntários das Associações de Moradores das comunidades.
De acordo com Gislene Costa, Coordenadora de Meio Ambiente da Concessionária Bahia Norte, é fundamental a participação efetiva da população para que o projeto tenha um resultado permanente. “Convocamos todos os moradores das comunidades a participarem deste ato. Estamos falando de prevenção à saúde e proteção do meio ambiente”, afirma. Para Roseli de Oliveira, Coordenadora da área de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Battre, “o objetivo é despertar nos participantes o desejo de mudança em seu bairro, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, e unir esforços para diminuição da quantidade de pontos de descarte inadequado de resíduos que impactam de forma negativa na cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma. O Projeto Mude que a cidade muda é uma ação conjunta entre Concessionária Bahia Norte, BATTRE, além de contar com o apoio da empresa de limpeza urbana de Salvador e das Associações de Moradores Nova Esperança e Jardim Campo Verde.