Pelos próximos dois anos, Glebert José Santos, 14 anos, ao lado de mais de 200 jovens da Comunidade Nova Esperança, em Salvador, vai ter a oportunidade de adquirir conhecimentos em informática. A iniciativa será proporcionada pela Concessionária Bahia Norte, através de uma nova edição do Projeto Caia na Rede, que capacitará o público entre 13 e 19 anos. A faculdade na área de saúde é um plano para o futuro, entretanto, enquanto o curso superior não é possível, o estudante vê no projeto a chance de iniciar a carreira profissional. "Vai ser legal, pois vai contar para o meu currículo. Pretendo conseguir um trabalho temporário e conciliar com a faculdade no futuro", revela o estudante.
Quem também comemora é a mãe de Glebert, Erneide Santos, que avalia positivamente a chegada do Projeto Caia na Rede. "Só em saber que ele estará aprendendo um curso, em um ambiente seguro, vai valer a pena. Ele está empolgado, sempre pergunta quando vai começar", afirma. No dia 17 de março será ministrada a aula inaugural do projeto. A programação conta com a apresentação da iniciativa, execução de oficinas educativas, além de apresentações culturais locais, a exemplo de Hip Hop e capoeira. O foco é o acesso às novas tecnologias, contribuindo para a promoção da cidadania e maior acessibilidade ao mercado de trabalho. "Uma vez em que o jovem está aprendendo, ele não está na rua, com tempo vago", ressalta o presidente da Associação Beneficente dos Moradores de Nova Esperança, Oswaldo Santos
De acordo com a assessora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte, Leana Mattei, o projeto tem a finalidade de inserir novas possibilidades a um público que precisa de orientação profissional, além de oferecer noções básicas de informática. "Diante dessa realidade, procuramos democratizar o acesso ao computador e a internet. Nosso foco é aumentar a possibilidade da inserção de jovens na era digital, além de contribuir para um futuro melhor", explica Leana. O Programa Caia na Rede – Nova Esperança conta com a parceira da Battre Solvi, ISBET, Login Informática, Fundação Odebrecht e Associação Beneficente dos Moradores do Bairro de Nova Esperança.
Histórico
O Projeto Caia na Rede já beneficiou mais de de 4.800 jovens do Baixo Sul da Bahia por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht. Inspirada nesta iniciativa, a Bahia Norte inaugurou o seu primeiro Caia na Rede em 2013, na comunidade de Menino Jesus, localizada no município de Candeias, localizado a 33 km de Salvador (BA). Em 2015, cerca de 120 adolescentes e jovens foram formados em informática e 12 destes estão inseridos no mundo do trabalho. Além disso, a iniciativa auxiliou no aumento de 20% da renda da organização local e de 30% de seus associados.
Serviço:
O que: Aula Inaugural do Projeto Caia na Rede – Nova Esperança
Onde: ABENE – Associação Beneficente dos Moradores do Bairro Nova Esperança
Data: 17.03.2016
Horário: 09:30 às 12:00
Programação:
09:30 – Apresentação institucional e do projeto (falas dos parceiros, do CRAS e da Escola)
09:50 – Divisão dos públicos e execução de oficinas para os jovens (Orientação Vocacional) e para Família (CRAS e escola)
10:40 – Lanche
11:00 – Apresentações culturais local (Hip Hop, Capoeira)
12:00 – Encerramento do evento.