Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
15h00

Foi dada a largada para o projeto Turma do Trânsito 2017

120 Professores de escolas públicas e 41 agentes de trânsito participam de capacitação para promover um trânsito mais seguro para crianças e adolescentes.

Compartilhe
Tamanho do Texto

A partir do próximo dia 19 de julho, começa a 5ª edição do projeto Turma do Trânsito, uma iniciativa da Concessionária Bahia Norte, que visa promover um trânsito mais seguro para todos os que residem no entorno ou trafegam pelas rodovias do Sistema BA-093.

Esta edição do Turma do Trânsito começa com a capacitação de 120 professores da rede municipal de ensino, resultado de uma parceria com as Secretarias de Educação de Pojuca, Mata de São João, Dias D’Ávila, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Salvador. O conhecimento obtido será aplicado em escolas da região, através de jogos educativos, gincanas, dentre outras atividades. O objetivo é conseguir que as instituições de ensino incorporem o tema “educação para o trânsito” em seu planejamento pedagógico anual e levem para a sala de aula atividades que envolvam seus alunos e evidenciem a importância do tema.

“O Projeto Turma do Trânsito é uma proposta de trabalho, a qual objetiva a sistematização construída pelo viés da intencionalidade e ludicidade. Sendo assim, efetiva-se ações que possibilitam aos envolvidos perceberem a importância do trânsito como parte integrante do cotidiano das pessoas em relação a sua necessidade de locomoção, comunicação e, sobretudo, convívio social no espaço público de forma a garantir uma aprendizagem contextualizada e significativa," ressalta a Supervisora de Educação Infantil do Município de Pojuca, Andréa Pinheiro.

Outro destaque dessa edição é a participação de 41 agentes de trânsito que atuam nos municípios que integram a área de influência das rodovias administradas pela concessionária.

“Sabemos que a educação para o trânsito é fundamental para garantir a vida das pessoas em um país como o nosso, que tem a mortandade de pessoas tão grande nas estradas e ruas. Acreditamos que podemos superar esses dados lastimáveis com educação”, afirma Leana Mattei, assessora de Sustentabilidade da Concessionária Bahia Norte. A organização e execução do projeto será realizada pela equipe do SESI.

Estatísticas

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas, o que representa a nona maior causa de mortes no mundo. Além disso, os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Os dados são da Organização Mundial da Saúde, que contou com apoio do Movimento Maio Amarelo, articulação que chama atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Programação do curso de capacitação:

Dias D’Ávila

Auditório da Prefeitura

19/07/17

Camaçari

Escola Municipal Eustáquio Alves

28/07/17

Pojuca

Sala de Reunião na Diretoria Municipal de Educação

25/07/17

Simões Filho

Auditório da Secretaria de Educação

26/07/17

Mata de São João

UAB – Universidade Aberta

27/07/17

Lauro de Freitas

Escola Edvaldo Boa Ventura

04/08/17

Salvador

A definir

16/08/17

Foi dada a largada para o projeto Turma do Trânsito 2017
Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital