Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
16h49

"Caia na Rede" gera 1º emprego a jovem de Candeias

Compartilhe
Tamanho do Texto

Era 2014 quando o estudante Lucas Reis, com 16 anos, entrou para o Projeto Caia na Rede – Janela para o Mundo, iniciativa de inclusão digital desenvolvida na comunidade de Menino Jesus, localizada no município de Candeias, situado a 33 km de Salvador (BA). A intenção era saber lidar com o mundo digital, além de se preparar para o mercado de trabalho. De lá para cá muita coisa mudou, e aos 18 anos, o jovem conseguiu o primeiro emprego na empresa Manserv, especializada em montagem e manutenção de equipamentos industriais. 

Lucas pretende realizar cursos avançados e entrar para a faculdade na área de desenho, seu hobby predileto. "Adoro desenhar caminhões, coisas ligadas ao esporte e rostos de pessoas", lista. Ele também comenta que espera "aprender mais no novo emprego. É uma boa oportunidade", afirma o jovem que vai ocupar a função de auxiliar administrativo. Segundo José Reis, pai de Lucas, foi uma batalha difícil, mas que valeu a pena todo o esforço. "Sempre busquei orientá-lo para afastá-lo do mundo das drogas e da violência. Nunca deixei ele de fora dos projetos da comunidade", fala.

O estudante é mais um dos mais de 30 jovens que conseguiram adentrar no mundo do trabalho após participar do curso de informática oferecido gratuitamente na Corcomej (Central das Organização Comunitárias de Menino Jesus). Nesse ano, por meio da articulação da Concessionária Bahia Norte, a organização firmou uma parceria com o Isbet, instituição especializada em inserir jovens no primeiro emprego. "Esta parceria é muito importante para a gente. Estamos formando muitas pessoas e todos necessitam de oportunidades", afirmou Meirevânia Neves,  representante da Corcomej.

Histórico

O Projeto Caia na Rede já beneficiou mais de de 4.800 jovens do Baixo Sul da Bahia por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht. Inspirada nesta iniciativa, a Bahia Norte implementou o seu primeiro Caia na Rede em 2013, na comunidade de Menino Jesus, localizada no município de Candeias, situado a 33 km de Salvador (BA). Até o presente momento, cerca de 300 pessoas foram formadas em informática e mais de 30 estão inseridos no mundo do trabalho. Além disso, a iniciativa auxiliou no aumento de 20% da renda da organização local e de 30% de seus associados. Para Leana Mattei, assessora de sustentabilidade da Concessionária Bahia Norte, "notícias como essa enchem meu coração de alegria. Revela que estamos no caminho certo, mudando o futuro de jovens da Bahia", afirma.  

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital