Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
08h00

430 estudantes de Mata de São João participam do Projeto Turma do Trânsito

Compartilhe
Tamanho do Texto
430 estudantes de Mata de São João participam do Projeto Turma do Trânsito

Cerca de 430 estudantes da Escola Maria Ezilda Pinto do Carmo, localizada em Mata de São João, vão ter tardes especiais, mais especificamente nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de julho, respectivamente. A partir das 13h, os educandos vão participar do Projeto Turma do Trânsito, que tem o objetivo de orientar crianças e adolescentes de 6 a 13 anos a cumprirem os seus papéis sociais no trânsito, seja como pedestre ou seja como condutores de veículos, a exemplo de bicicletas e carros. De forma inédita, a instituição de ensino receberá gincanas com temas relacionados à educação para o trânsito e contações de histórias, que no período de 8h horas vão fazer parte das atividades lúdicas. A atividade é promovida pela Concessionária Bahia Norte e executada pelo SESI.

Para a Diretora da Escola Maria Ezilda Pinto do Carmo, Ednalva Celestino, a iniciativa é de fundamental importância por se tratar de uma atividade lúdica e pedagógica. "Eu acredito muito nessa proposta. A criança aprende muito mais quando está brincando e acaba socializando o aprendizado nos ambientes onde vive, seja na comunidade ou com os amigos", comenta. Quem corrobora desta opinião é a assessora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Concessionária Bahia Norte, Leana Mattrei. Para ela, a empresa tem a finalidade de agregar conhecimento às pessoas que transitam pelo Sistema de Rodovias BA-093. "Queremos também que eles possam contribuir com o conhecimento das suas família e outras pessoas do seu convívio diário", afirma.

As atividades serão propostas pelos professores da instituição de ensino, que também foram capacitados pelo Projeto Turma do Trânsito, no último mês de junho. Na ocasião, eles receberam orientações a respeito das regras básicas de segurança para pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados. Além disso, a legislação básica de educação para o trânsito, a vivência e a dinâmica envolvendo situações rotineiras neste cenário também foram exploradas. A ideia do projeto é contribuir com um trânsito mais harmônico entre os diversos atores sociais. "Sabemos que a educação para o trânsito é fundamental para garantir a vida das pessoas em um país como o nosso que tem a mortandade de pessoas tão grande no trânsito. "Acreditamos que podemos superar dados lastimáveis com educação", completa Leana.

O Projeto Turma do Trânsito

A iniciativa está em sua 4ª edição e prevê a participação de mais de 2.610 alunos e mais de 100 profissionais da educação da rede municipal de ensino até o final do projeto, programada para o próximo mês de outubro. A iniciativa, que conta com a execução do SESI, está sendo realizada em escolas públicas de comunidades lindeiras às rodovias do Sistema BA-093. Salvador, Dias D'Ávila, Simões Filho, Pojuca, Candeias, Camaçari, Mata de São João e Lauro de Freitas são os municípios participantes.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital