Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
09h59

Comissão visita as obras da Via Metropolitana

Compartilhe
Tamanho do Texto
Comissão visita as obras da Via Metropolitana

​​​​​Representantes do INEMA, APA Joanes-Ipitanga, SEPROMI, Concessionária Bahia Norte e das comunidades de Capelão, Sucupió e Quingoma visitaram as obras de construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, nos dias 14 e 15/06. A atividade já é realizada, mensalmente, pela Comissão formada para acompanhar o cumprimento das condicionantes ambientais que integram o projeto. Nesta edição, o objetivo foi apresentar para as comunidades próximas as evidências do trabalho de preservação que vem sendo realizado, a exemplo dos cuidados com a fauna, proteção de rios, cultivo e plantio de mudas.

De acordo com o Geneci Braz, Gestor da APA Joanes-Ipitanga e representante do INEMA, "essas visitas tem proporcionado a aproximação de outros segmentos da sociedade ao empreendimento e isso é importante, porque traz para a realidade a forma que a construção está acontecendo e como estão sendo mitigados os impactos ambientais." Quem corrobora com essa opinião é Ana Lúcia Santos, Presidente da Associação de Moradores e Agricultores do Quilombo Quingoma. De acordo com ela, o encontro é importante, pois a comunidade está sendo informada sobre a questão da fauna e da flora, além de ter conhecimento se a rodovia poderá impactar algum sítio arqueológico. "A gente procura nesse momento tirar dúvidas e fazer os questionamentos necessários para que possamos informar a comunidade. É importante manter esse diálogo para responder com segurança o que a comunidade quer saber. Quanto mais informações tivermos, melhor, até para evitar conflitos", afirma.

Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas

A obra foi iniciada em janeiro de 2015 e já atingiu 44% de conclusão. Atualmente, a Bahia Norte atua na fase de conclusão de duas pontes sobre o rio Paranamirim, duas pontes sobre o Rio Joanes e os viadutos sobre a rua Gerino de Souza. Também estão em andamento as construções dos viadutos que farão a transposição dos bairros de Capelão e Parque São Paulo, e dos viadutos de acesso à Via Metropolitana, no entroncamento com a CIA-Aeroporto e Estrada do Coco.

Com investimento de R$ 220 milhões, o projeto conta com pista dupla, sendo duas faixas por sentido de tráfego, canteiro central, e terá 11,2 km de extensão. Os usuários contarão com atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico ao longo da ligação viária.

A Via Metropolitana deve reduzir pela metade o tráfego do atual trecho urbano da BA-099, o que aliviará o sistema viário composto pelo trecho norte da Avenida Paralela, a Avenida Dorival Caymmi e o Complexo 2 de Julho, no município de Lauro de Freitas. A nova via também diminuirá consideravelmente o trânsito em torno do Aeroporto Internacional de Salvador, assim como o tempo de percurso entre o Litoral Norte do Estado e a capital Salvador.

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital