Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
14h30

BA-093: Comunidade Quilombola recebe projeto de inclusão digital

Compartilhe
Tamanho do Texto

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Digitar um texto, navegar pela internet ou visualizar uma imagem digital. Para muitos, são ações simples e que já fazem parte do cotidiano, seja na vida profissional ou pessoal. Entretanto, cerca de 220 jovens e adultos de Simões Filho vão ter acesso a recursos de informática, pela primeira vez, a partir do dia 07 de abril. Serão dois anos de atividades junto ao Projeto Caia na Rede – Quilombo​ Digital, que capacitará pessoas a partir de 19 anos, na Comunidade Pitanga de Palmares.

A iniciativa, que é promovida pela Concessionária Bahia Norte, visa agregar mais conhecimento aos participantes e capacitá-los para o mercado de trabalho. "Atuar no desenvolvimento das comunidades próximas às rodovias administradas pela Bahia Norte também é responsabilidade da empresa. Acreditamos que a inserção no mundo digital faz com que os alunos possam visualizar um futuro com mais oportunidades", informa Leana Mattei, assessora de desenvolvimento socioambiental da Concessionária Bahia Norte.

A Associação Comunitária Semente de Pitanga e a Associação Etno Muzanzu são as duas entidades beneficiadas pelo Caia na Rede. "A chegada do Projeto Caia na Rede é uma grande iniciativa para a educação. Os jovens vão ter uma maior possibilidade de conhecimento, já que poderão pesquisar diversos assuntos na internet. E isso não é possível nas escolas daqui", diz Flávio Pacífico, representante da Associação Comunitária Semente de Pitanga.

Quem corrobora com a opinião do Flávio é a presidente da Associação Etno Muzanzu, Bernadete Pacífico, que ressalta a presença da iniciativa como um grande aliado ao combate da violência e das drogas. "A expectativa é muito grande, pois este projeto vai ocupar os jovens da nossas comunidade, além de trazer mais conhecimento para eles", relata. O Programa Caia na Rede – Quilombo Digital também conta com a parceria da Login Informática, Prefeitura Municipal de Simões Filho, Fundação Odebrecht, Instituto Cultural Steve Biko e ITS Brasil.

Histórico​

O Projeto Caia na Rede já beneficiou mais de de 4.800 jovens do Baixo Sul da Bahia por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDCIS), fomentado pela Fundação Odebrecht. Inspirada nesta iniciativa, a Bahia Norte inaugurou o seu primeiro Caia na Rede em 2013, na comunidade de Menino Jesus, localizada no município de Candeias, situado a 33 km de Salvador (BA). Em 2015, cerca de 120 adolescentes e jovens foram formados em informática e 12 destes estão inseridos no mundo do trabalho. Além disso, a iniciativa auxiliou no aumento de 20% da renda da organização local e de 30% de seus associados. ​​​

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital