Chamada de Emergência 24h 0800 600 0093
Notícias
15h08

Confira os resultados da 3ª Edição do Cine Brasil na Estrada

Compartilhe
Tamanho do Texto
Confira os resultados da 3ª Edição do Cine Brasil na Estrada

Atualmente, o Brasil possui pouco mais de 2.800 salas de cinema, distribuídas em apenas 398 cidades. Os dados são da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que divulga outros dados da não acessibilidade da população brasileira à sétima arte. De acordo com a instituição, 53% dos brasileiros têm acesso ao cinema, tal dado mostra a quantidade de habitantes por sala de exibição, a saber, cerca de 750 mil. Ou seja, o país está atrás de outras localidades da América Latina, a exemplo da Argentina e Colômbia. A vulnerabilidade social é outro fator que distancia os espectadores do cinema, já que o lazer é afastado pela falta de locais e recursos. 

Com o objetivo de aproximar o cinema de oito municípios localizados no entorno do Sistema de Rodovias BA-093, a Concessionária Bahia Norte, em parceria com a Hasta La Luna Iniciativas Culturais, realizaram a terceira edição do Projeto Cine Brasil na Estrada. Durante 4 meses, foram realizadas 48 sessões de cinema, que atraíram cerca de 1,2 mil participantes. 

Os curtas brasileiros como A Velha A Fiar de Humberto Mauro, e Clandestina Felicidade, de Beto Normal e Marcelo gomes, dentre outros, foram exibidos em escolas, que recebem todas as condições técnicas como projetor, telão e sonorização adequados, além dos direitos de exibição dos filmes. O lanche (pipoca e refrigerante) dos alunos também foi garantido. "Em dois anos de projeto, alcançamos 3.200 expectadores entre crianças e adolescentes, além de 94 sessões realizadas. Estamos muito felizes com o retorno das escolas e a expectativa para a quarta edição, a ocorrer nesse ano, está mais que animadora", fala Leana Mattei, Assessora de Desenvolvimento Socioambiental da Concessionária Bahia Norte.

Os filmes exibidos têm censura livre e temática relacionada à questões pertinentes ao público presente. Após cada sessão, há aplicação de uma atividade pedagógica com o objetivo de promover a reflexão dos alunos sobre o conteúdo abordado. "É uma boa oportunidade de aprender, de forma lúdica, através da promoção de cidadania e valorização da identidade nacional", diz Mattei.
 

Programação da 3ª Edição:

9 de setembro - Escola Municipal Padre Astrogildo Moreira, em Mata de São João, e Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Pojuca;

​11, 14 e 16 de setembro - em outras instituições de ensino distribuídas pelos municípios de Camaçari, Simões Filho, Dias D´ávila, Lauro de Freitas, Candeias e Salvador. ​

Compartilhe
Tamanho do Texto
Deixe seu comentário
Avenida Luís Viana Filho nº 13.223
Condomínio Hangar Business Park - Torre 3, 3º andar.
São Cristovão - Salvador - Bahia. CEP: 41.500-300.
Telefone: (71) 3023-6300
Afiliada à: ABCR
Poder concedente: Governo do Estado da Bahia AGERBA
Uma empresa: Invepar Odebrecht Transport
2017. Concessionária Bahia Norte. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital